Empresa Motiva vence leilão da BR-163 e retoma concessão da principal rodovia de MS

Novo contrato prevê a concessão de um trecho de 847 quilômetros que cruza todo o estado, essencial para o escoamento da produção agroindustrial sul-mato-gr...

Empresa Motiva vence leilão da BR-163 e retoma concessão da principal rodovia de MS
Empresa Motiva vence leilão da BR-163 e retoma concessão da principal rodovia de MS (Foto: Reprodução)

Novo contrato prevê a concessão de um trecho de 847 quilômetros que cruza todo o estado, essencial para o escoamento da produção agroindustrial sul-mato-grossense. Trecho da BR-163, em Mato Grosso do Sul. CCR MSVia - Rachid Waqued/Reprodução O leilão da BR-163, realizado nesta quinta-feira (22), manteve sob a mesma administração a principal rodovia de Mato Grosso do Sul. A empresa Motiva, anteriormente chamada CCR MSVia, venceu o processo de repactuação do contrato de concessão, conduzido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelo Ministério dos Transportes. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp Desde 2014, a CCR MSVia era responsável pela administração da rodovia, tendo assumido o compromisso de duplicar quase todo o trecho da BR-163 em território sul-mato-grossense. No entanto, menos de 18% da meta foi cumprida: apenas 150 quilômetros foram efetivamente duplicados. Em 2019, diante das dificuldades de cumprir o contrato, a concessionária chegou a propor a devolução amigável da concessão — proposta que não foi formalizada. Em 2024, uma nova negociação entre a ANTT e o Ministério dos Transportes levou à repactuação do contrato, culminando no leilão desta semana. O novo contrato prevê a concessão de um trecho de 847 quilômetros que cruza todo o estado, essencial para o escoamento da produção agroindustrial sul-mato-grossense. Estão previstos investimentos de R$ 16,59 bilhões ao longo de 29 anos, abrangendo obras de duplicação, faixas adicionais, contornos e melhorias operacionais. A ANTT informou que a tarifa de pedágio poderá ser reajustada, mas apenas após a conclusão de obras e ao final do período de transição da concessão, que durará três anos. Os reajustes permitidos serão os seguintes: Duplicação – acréscimo de 30% na tarifa; Faixa adicional em pista simples – acréscimo de 15%; Uma faixa adicional em pista dupla – acréscimo de 5%; Duas faixas adicionais em pista dupla – acréscimo de 10%. As obras previstas no contrato incluem: 203 km de duplicações; 170 km de faixas adicionais; 467 km de acostamentos; 44 passarelas para pedestres. Em Campo Grande, está prevista a duplicação do trecho urbano entre a rotatória de saída para São Paulo e a saída para Cuiabá, no bairro Nova Lima (km 466 ao km 490). A obra deverá ser executada no quinto ano da nova concessão. O novo contrato terá vigência até 2054. Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: