Flamengo alcança terceiro melhor aproveitamento na campanha do tetra da Libertadores, superando trio argentino

Uma campanha dominante que coloca o Rubro-Negro entre os gigantes do continente Flamengo receberá o Ceará no Maracanã Após o histórico tetracampeonato ...

Flamengo alcança terceiro melhor aproveitamento na campanha do tetra da Libertadores, superando trio argentino
Flamengo alcança terceiro melhor aproveitamento na campanha do tetra da Libertadores, superando trio argentino (Foto: Reprodução)

Uma campanha dominante que coloca o Rubro-Negro entre os gigantes do continente

Flamengo receberá o Ceará no Maracanã

Após o histórico tetracampeonato da Copa Libertadores, o Flamengo volta a campo nesta quarta-feira (3), às 21h30, para enfrentar o Ceará, no Maracanã, em confronto válido pela 37ª rodada do Brasileirão Betano.

O Rubro-Negro lidera o Brasileirão Betano, com 75 pontos, cinco a mais que o vice-líder Palmeiras (70), precisando de uma simples vitória (ou um tropeço do Alviverde) para conquistar seu nono título brasileiro.

E, além de poder acrescentar mais um troféu à sua galeria, o Rubro-Negro entrou no seleto grupo dos clubes com quatro ou mais títulos da Copa Libertadores, junto com Estudiantes e River Plate, ambos da Argentina, que também são tetracampeões; além de Peñarol, do Uruguai (penta); e os argentinos Boca Juniors (hexa) e Independiente (hepta).

Rubro-Negro obteve quase 70% de aproveitamento

Em relação à campanha que garantiu aos cariocas o seu quarto título, o Rubro-Negro terminou com oito vitórias, três empates e duas derrotas, com 13 gols marcados e cinco sofridos, alcançando 69,23% de aproveitamento, a terceira melhor campanha de um time ao conquistar sua quarta Libertadores.

À frente do Flamengo ficam apenas Peñarol e Boca Juniors, que tiveram campanhas superiores ao levantarem seu quarto título. Em 2001, os argentinos foram tetracampeões com 71,43% de aproveitamento, registrando nove vitórias, três empates e duas derrotas, no mesmo formato do título rubro-negro (com exceção da final única).

Já em 1982, o Peñarol conquistou seu quarto título com 80,56% de aproveitamento, após nove vitórias, dois empates e uma derrota. Naquela temporada, o formato era diferente, com um triangular (quatro jogos) substituindo o mata-mata, exceto pela decisão.

Independiente foi tetra após apenas sete partidas

Atrás do Flamengo aparecem os argentinos Estudiantes (2009) e River Plate (2018), com 68,75% e 64,29% de aproveitamento, respectivamente. Ambos foram campeões no mesmo formato do Mais Querido, mas a equipe de La Plata também disputou a fase preliminar, sendo o time com mais jogos (16) na campanha do tetra.

Por fim, o Independiente, primeiro tetracampeão, em 1973, possui o pior desempenho no ano de seu quarto título, com apenas 57,14% de aproveitamento. No antigo formato, o “Rojo” foi o time que menos vezes entrou em campo (sete vezes), já que o campeão vigente da época participava apenas do triangular semifinal.