Flamengo alcança terceiro melhor aproveitamento na campanha do tetra da Libertadores, superando trio argentino
Uma campanha dominante que coloca o Rubro-Negro entre os gigantes do continente Flamengo receberá o Ceará no Maracanã Após o histórico tetracampeonato ...
Uma campanha dominante que coloca o Rubro-Negro entre os gigantes do continente
Flamengo receberá o Ceará no Maracanã
Após o histórico tetracampeonato da Copa Libertadores, o Flamengo volta a campo nesta quarta-feira (3), às 21h30, para enfrentar o Ceará, no Maracanã, em confronto válido pela 37ª rodada do Brasileirão Betano.
O Rubro-Negro lidera o Brasileirão Betano, com 75 pontos, cinco a mais que o vice-líder Palmeiras (70), precisando de uma simples vitória (ou um tropeço do Alviverde) para conquistar seu nono título brasileiro.
E, além de poder acrescentar mais um troféu à sua galeria, o Rubro-Negro entrou no seleto grupo dos clubes com quatro ou mais títulos da Copa Libertadores, junto com Estudiantes e River Plate, ambos da Argentina, que também são tetracampeões; além de Peñarol, do Uruguai (penta); e os argentinos Boca Juniors (hexa) e Independiente (hepta).
Rubro-Negro obteve quase 70% de aproveitamento
Em relação à campanha que garantiu aos cariocas o seu quarto título, o Rubro-Negro terminou com oito vitórias, três empates e duas derrotas, com 13 gols marcados e cinco sofridos, alcançando 69,23% de aproveitamento, a terceira melhor campanha de um time ao conquistar sua quarta Libertadores.
À frente do Flamengo ficam apenas Peñarol e Boca Juniors, que tiveram campanhas superiores ao levantarem seu quarto título. Em 2001, os argentinos foram tetracampeões com 71,43% de aproveitamento, registrando nove vitórias, três empates e duas derrotas, no mesmo formato do título rubro-negro (com exceção da final única).
Já em 1982, o Peñarol conquistou seu quarto título com 80,56% de aproveitamento, após nove vitórias, dois empates e uma derrota. Naquela temporada, o formato era diferente, com um triangular (quatro jogos) substituindo o mata-mata, exceto pela decisão.
Independiente foi tetra após apenas sete partidas
Atrás do Flamengo aparecem os argentinos Estudiantes (2009) e River Plate (2018), com 68,75% e 64,29% de aproveitamento, respectivamente. Ambos foram campeões no mesmo formato do Mais Querido, mas a equipe de La Plata também disputou a fase preliminar, sendo o time com mais jogos (16) na campanha do tetra.
Por fim, o Independiente, primeiro tetracampeão, em 1973, possui o pior desempenho no ano de seu quarto título, com apenas 57,14% de aproveitamento. No antigo formato, o “Rojo” foi o time que menos vezes entrou em campo (sete vezes), já que o campeão vigente da época participava apenas do triangular semifinal.