Flamengo busca superar retrospecto negativo nas quartas da Libertadores e chegar à semifinal em 2025

Com histórico de eliminações, Rubro-Negro tenta transformar desconfiança em força no Maracanã Flamengo receberá o Estudiantes no Maracanã Lutando pa...

Flamengo busca superar retrospecto negativo nas quartas da Libertadores e chegar à semifinal em 2025
Flamengo busca superar retrospecto negativo nas quartas da Libertadores e chegar à semifinal em 2025 (Foto: Reprodução)

Com histórico de eliminações, Rubro-Negro tenta transformar desconfiança em força no Maracanã

Flamengo receberá o Estudiantes no Maracanã

Lutando para conquistar seu terceiro título continental em sete temporadas, o Flamengo volta a campo nesta quinta-feira (18), às 21h30, para enfrentar o Estudiantes, da Argentina, no Maracanã, pelo primeiro jogo das quartas de final da Copa Libertadores.

Segundo colocado do Grupo C, com 11 pontos, o Rubro-Negro ficou atrás da LDU (Equador), mas eliminou Central Córdoba (Argentina) e Deportivo Táchira (Venezuela). Nas oitavas de final, os cariocas passaram pelo Internacional. Já o Estudiantes, líder do Grupo A, eliminou o Cerro Porteño, do Paraguai, para chegar entre os oito melhores da competição.

Apontado como um dos favoritos ao título, o Rubro-Negro precisará reverter uma marca negativa para alcançar mais uma semifinal. O Mais Querido disputou sete vezes as quartas de final da Libertadores, avançando apenas em três oportunidades (42,85% de aproveitamento) e sendo eliminado nas outras quatro.

Flamengo foi eliminado pelo Boca Juniors em 1991

As duas primeiras participações do Flamengo nas quartas de final foram na década de 1990. Na Libertadores de 1991, os cariocas foram eliminados justamente por um argentino: o Boca Juniors, com 4 a 2 no agregado. Já em 1993, o algoz foi o compatriota São Paulo, que avançou com 3 a 1 na soma dos placares.

Na Libertadores de 2010, veio nova eliminação nesta fase, ao ser superado pela Universidad de Chile pelo critério do gol fora de casa (4 a 4 no agregado). Já em 2019, ano do bicampeonato, o Rubro-Negro avançou às semifinais pela primeira vez, ao derrotar o Internacional por 3 a 1 no agregado.

Em 2021, o Rubro-Negro não deu chances ao Olímpia (Paraguai) e chegou a mais uma semifinal, goleando os dois jogos e avançando por 9 a 2 no agregado. Em 2022, no ano de seu terceiro título da Libertadores, os cariocas eliminaram o Corinthians por 3 a 0 na soma dos placares.

Estudiantes é freguês de brasileiros nas quartas

Por fim, na Libertadores de 2024, o Flamengo voltou a ser eliminado nas quartas de final, ao ser superado pelo Peñarol, do Uruguai. No Maracanã, derrota por 1 a 0, e em Montevidéu, o empate em 0 a 0 decretou a eliminação dos cariocas.

Já o Estudiantes disputou as quartas de final quatro vezes e só avançou em 2009, quando eliminou o Defensor Sporting (Uruguai) e foi campeão. Nas outras oportunidades, foi eliminado justamente por brasileiros: São Paulo (2006), Internacional (2010) e Athletico Paranaense (2022).