Flamengo se consolida como maior campeão da Copa Libertadores em decisões realizadas em solo peruano

Um novo capítulo histórico reforça a relação vitoriosa do Rubro-Negro com o Peru Flamengo é tetracampeão da Copa Libertadores O Flamengo garantiu o t...

Flamengo se consolida como maior campeão da Copa Libertadores em decisões realizadas em solo peruano
Flamengo se consolida como maior campeão da Copa Libertadores em decisões realizadas em solo peruano (Foto: Reprodução)

Um novo capítulo histórico reforça a relação vitoriosa do Rubro-Negro com o Peru

Flamengo é tetracampeão da Copa Libertadores

O Flamengo garantiu o título da Copa Libertadores de 2025. A equipe rubro-negra derrotou o Palmeiras por 1 a 0 no sábado (29), no Estádio Monumental, em Lima, no Peru. O gol decisivo foi anotado por Danilo, já no segundo tempo.

Na fase de grupos, o Rubro-Negro encerrou sua participação como vice-líder do Grupo C, ficando atrás da LDU Quito (Equador) e à frente de Central Córdoba (Argentina) e Deportivo Táchira (Venezuela). No mata-mata, o Mais Querido passou por Internacional, Estudiantes (Argentina), Racing (Argentina) e Palmeiras até conquistar seu quarto troféu da competição.

Além de se tornar o primeiro brasileiro tetracampeão da Libertadores, o Flamengo alcançou outro recorde na principal competição de clubes da América do Sul. Esta foi a quinta edição em que a final da competição foi disputada no Peru, seja em final única, um dos jogos no formato ida e volta ou no duelo de desempate, com o Rubro-Negro sendo o único bicampeão no país.

Nacional venceu sua primeira Libertadores em Lima

A primeira vez em que a decisão foi para o Peru (todos os jogos disputados na capital Lima) foi em 1971, quando Nacional (Uruguai) e Estudiantes (Argentina) realizaram o jogo de desempate no Estádio Nacional, casa da Seleção Peruana. Na ocasião, os uruguaios venceram por 2 a 0, com gols de Víctor Espárrago e Luís Artime, conquistando seu primeiro título.

No ano seguinte (1972), o Universitário foi o primeiro clube peruano a chegar à decisão. O adversário foi o Independiente, da Argentina, com a primeira partida sendo disputada no Estádio Nacional de Lima, terminando empatada em 0 a 0. No jogo de volta, os argentinos venceram por 2 a 1 e ficaram com o título.

Flamengo conquistou sua segunda Libertadores na capital peruana (Photo by Raul Sifuentes/Getty Images)

Após 25 temporadas, na final de 1997, foi a vez do Sporting Cristal, do Peru, chegar à decisão, enfrentando o Cruzeiro. O Estádio Nacional de Lima recebeu o primeiro jogo, que terminou empatado em 0 a 0. Na volta, vitória da Raposa por 1 a 0 em Belo Horizonte, confirmando sua segunda conquista na competição.

Flamengo conquistou mais um título na capital peruana

Em 2019, o Estádio Monumental recebeu a primeira final única, justamente com o Flamengo em campo, diante do River Plate, da Argentina. Após sofrer gol de Rafael Borré (atualmente no Internacional), o Rubro-Negro virou com dois gols de Gabigol, conquistando seu primeiro título em solo peruano.

Por fim, a decisão de 2025, com o confronto brasileiro entre Flamengo e Palmeiras, terminou com triunfo carioca por 1 a 0, com gol de Danilo, deixando o Mais Querido como o maior campeão da Libertadores no Peru.