Flamengo se consolida como maior campeão da Copa Libertadores em decisões realizadas em solo peruano
Um novo capítulo histórico reforça a relação vitoriosa do Rubro-Negro com o Peru Flamengo é tetracampeão da Copa Libertadores O Flamengo garantiu o t...
Um novo capítulo histórico reforça a relação vitoriosa do Rubro-Negro com o Peru
Flamengo é tetracampeão da Copa Libertadores
O Flamengo garantiu o título da Copa Libertadores de 2025. A equipe rubro-negra derrotou o Palmeiras por 1 a 0 no sábado (29), no Estádio Monumental, em Lima, no Peru. O gol decisivo foi anotado por Danilo, já no segundo tempo.
Na fase de grupos, o Rubro-Negro encerrou sua participação como vice-líder do Grupo C, ficando atrás da LDU Quito (Equador) e à frente de Central Córdoba (Argentina) e Deportivo Táchira (Venezuela). No mata-mata, o Mais Querido passou por Internacional, Estudiantes (Argentina), Racing (Argentina) e Palmeiras até conquistar seu quarto troféu da competição.
Além de se tornar o primeiro brasileiro tetracampeão da Libertadores, o Flamengo alcançou outro recorde na principal competição de clubes da América do Sul. Esta foi a quinta edição em que a final da competição foi disputada no Peru, seja em final única, um dos jogos no formato ida e volta ou no duelo de desempate, com o Rubro-Negro sendo o único bicampeão no país.
Nacional venceu sua primeira Libertadores em Lima
A primeira vez em que a decisão foi para o Peru (todos os jogos disputados na capital Lima) foi em 1971, quando Nacional (Uruguai) e Estudiantes (Argentina) realizaram o jogo de desempate no Estádio Nacional, casa da Seleção Peruana. Na ocasião, os uruguaios venceram por 2 a 0, com gols de Víctor Espárrago e Luís Artime, conquistando seu primeiro título.
No ano seguinte (1972), o Universitário foi o primeiro clube peruano a chegar à decisão. O adversário foi o Independiente, da Argentina, com a primeira partida sendo disputada no Estádio Nacional de Lima, terminando empatada em 0 a 0. No jogo de volta, os argentinos venceram por 2 a 1 e ficaram com o título.
Flamengo conquistou sua segunda Libertadores na capital peruana (Photo by Raul Sifuentes/Getty Images)Após 25 temporadas, na final de 1997, foi a vez do Sporting Cristal, do Peru, chegar à decisão, enfrentando o Cruzeiro. O Estádio Nacional de Lima recebeu o primeiro jogo, que terminou empatado em 0 a 0. Na volta, vitória da Raposa por 1 a 0 em Belo Horizonte, confirmando sua segunda conquista na competição.
Flamengo conquistou mais um título na capital peruana
Em 2019, o Estádio Monumental recebeu a primeira final única, justamente com o Flamengo em campo, diante do River Plate, da Argentina. Após sofrer gol de Rafael Borré (atualmente no Internacional), o Rubro-Negro virou com dois gols de Gabigol, conquistando seu primeiro título em solo peruano.
Por fim, a decisão de 2025, com o confronto brasileiro entre Flamengo e Palmeiras, terminou com triunfo carioca por 1 a 0, com gol de Danilo, deixando o Mais Querido como o maior campeão da Libertadores no Peru.