Jorginho entra para grupo raro de campeões da Libertadores e da Liga dos Campeões da Europa
Volante celebra título histórico e reforça sua ascensão ao lado de lendas que dominaram dois continentes Flamengo é tetracampeão da Copa Libertadores ...
Volante celebra título histórico e reforça sua ascensão ao lado de lendas que dominaram dois continentes
Flamengo é tetracampeão da Copa Libertadores
O Flamengo conquistou o título da Copa Libertadores de 2025. O time rubro-negro venceu o Palmeiras por 1 a 0 no último sábado (29), no Estádio Monumental, em Lima, no Peru. O gol da vitória foi marcado por Danilo, já na etapa final.
Na fase de grupos, o Rubro-Negro terminou na segunda posição do Grupo C, atrás da LDU Quito (Equador), superando Central Córdoba (Argentina) e Deportivo Táchira (Venezuela). No mata-mata, o Mais Querido eliminou Internacional, Estudiantes (Argentina), Racing (Argentina) e Palmeiras até levantar sua quarta taça da competição.
Além de comemorar seu primeiro título com a camisa do Flamengo, o volante Jorginho, que chegou ao clube para a disputa do Mundial de Clubes, entrou para um seleto grupo de atletas que foram campeões da Copa Libertadores e da Liga dos Campeões da UEFA. No total, 18 jogadores conseguiram o feito, sendo 12 deles brasileiros.
Jorginho foi campeão da Champions com o Chelsea
Antes de chegar ao Rio de Janeiro, Jorginho teve uma vitoriosa carreira na Europa, na qual jogou em clubes como Hellas Verona, Sambonifacese e Napoli (todos da Itália), Arsenal e Chelsea, da Inglaterra. E foi no lado azul de Londres que Jorginho foi campeão da Liga dos Champions de 2020/21, em final vencida diante do também inglês Manchester City.
Dos brasileiros nesse seleto grupo, três foram campeões da Libertadores com o Rubro-Negro: Rafinha, campeão em 2019, além de vencer a Champions de 2012/13 com o Bayern de Munique (Alemanha); David Luiz, campeão em 2022 (venceu a Champions de 2011/12 com o Chelsea); e Danilo, campeão em 2025. Além de conquistar duas Champions (2014/15 e 2015/16 com o Real Madrid), o lateral também venceu a Libertadores de 2011 com o Santos.
Em sua passagem na Europa, Jorginho ganhou a Liga dos Campeões pelo Chelsea (Photo by David Ramos/Getty Images)Os outros brasileiros que completam a lista são: Cafu, Dida, Roque Júnior, Ronaldinho Gaúcho, Neymar, Ramires, Marcelo e Marquinhos. A lista é completada por mais seis jogadores, todos argentinos: Juan Pablo Sorín, Santiago Solari, Walter Samuel, Carlos Tévez, Willy Caballero e Julián Álvarez.
Flamengo buscará a Copa Intercontinental
Além de conquistar as duas principais competições continentais de clubes no mundo, Jorginho agora busca vencer a Copa Intercontinental com o Flamengo. Na versão anterior do torneio, a Copa do Mundo de Clubes da FIFA, o volante venceu em 2021, com o Chelsea, ao derrotar justamente o Palmeiras na decisão.
O primeiro adversário do Rubro-Negro na competição será o Cruz Azul, do México, campeão da Liga dos Campeões da CONCACAF. O confronto será no dia 10 de dezembro (apenas três dias após o fim do Brasileirão), no Ahmad bin Ali Stadium, em Al Rayyan, no Catar.