Palmeiras chega à final da Libertadores com pior sequência recente desde o início das decisões em jogo único
Um finalista histórico, mas vivendo seu pior momento: a decisão em Lima expõe contrastes que vão além dos números Palmeiras enfrentará o Flamengo na Lib...
Um finalista histórico, mas vivendo seu pior momento: a decisão em Lima expõe contrastes que vão além dos números
Palmeiras enfrentará o Flamengo na Libertadores
Após a derrota em Porto Alegre na última terça-feira (25), o Palmeiras volta a campo neste sábado (29), às 18h, para enfrentar o Flamengo, no Estádio Monumental, em Lima, no Peru, pela decisão da Copa Libertadores de 2025.
O Verdão foi o líder do Grupo G, com 100% de aproveitamento. Nas fases eliminatórias, o Alviverde passou por Universitario (Peru), River Plate (Argentina) e LDU Quito (Equador). Já o Rubro-Negro ficou na segunda posição do Grupo C e eliminou Internacional, Estudiantes (Argentina) e Racing (Argentina) no mata-mata.
Prestes a disputar o jogo mais importante da temporada, o Palmeiras não vive um bom momento, já que, além de não vencer há cinco partidas, o Alviverde chega para a decisão como o finalista de Libertadores com o pior desempenho nas últimas cinco partidas desde que a competição passou a ser disputada em final única (desde 2019).
Verdão somou apenas dois dos últimos 15 pontos disputados
Em suas últimas cinco partidas, o Palmeiras somou dois empates (Vitória e Fluminense) e três derrotas (Mirassol, Santos e Grêmio), alcançando apenas 13,33% de aproveitamento no período. A pior marca pertencia ao Atlético Mineiro em 2024, que chegou à final após três empates (Flamengo, Botafogo e São Paulo) e duas derrotas (Athletico-PR e Juventude), com 20% dos pontos.
Em contrapartida, os quatro melhores aproveitamentos recentes antes da decisão continental pertencem ao Flamengo, que chegou às decisões de 2019 e 2021 com 86,67% de aproveitamento em cada uma (quatro vitórias e um empate), à final de 2022 com 73,33% (três vitórias e dois empates) e à de 2025 com 66,67% (três vitórias, um empate e uma derrota).
Mesmo com o pior aproveitamento recente em comparação ao Rubro-Negro, em suas duas últimas finais de Libertadores, em 2020 e 2021, o Verdão chegou com desempenho inferior ao de Santos e Flamengo, respectivamente, e conquistou o título em ambas as ocasiões.
Verdão foi campeão mesmo com pior desempenho recente
Em 2020, o Verdão foi campeão no Maracanã após uma vitória (Corinthians), dois empates (Grêmio e Vasco) e duas derrotas (Flamengo e Ceará), com 33,33% de aproveitamento, enquanto o Santos chegou após duas vitórias (Boca Juniors, da Argentina, e Botafogo) e três derrotas (Fortaleza, Goiás e Atlético Mineiro), com apenas 40% dos pontos.
Já na decisão de 2021, o Palmeiras conquistou o título em Montevidéu (Uruguai) após uma vitória (Atlético Goianiense), um empate (Atlético Mineiro) e três derrotas (Fluminense, São Paulo e Fortaleza), com 26,67% dos pontos. O Flamengo, por sua vez, chegou à final depois de quatro vitórias (Bahia, São Paulo, Corinthians e Internacional) e um empate (Grêmio), com 86,67%.