Palmeiras tem 75% de aproveitamento na história das quartas de final da Copa Libertadores
Verdão reforça tradição no torneio e busca ampliar histórico positivo contra o River Plate Palmeiras enfrentará o River Plate em Buenos Aires Invicto ...

Verdão reforça tradição no torneio e busca ampliar histórico positivo contra o River Plate
Palmeiras enfrentará o River Plate em Buenos Aires
Invicto na competição e dono da melhor campanha da fase de grupos, o Palmeiras enfrentará o River Plate, da Argentina, nesta quarta-feira (17), às 21h30, no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Libertadores.
O Verdão foi o líder do Grupo G, com seis vitórias em seis partidas, ficando à frente de Cerro Porteño (Paraguai), Bolívar (Bolívia) e Sporting Cristal (Peru). Nas oitavas, eliminou o Universitario (Peru). Já o River, após avançar na liderança do Grupo B, eliminou o Libertad (Paraguai), nos pênaltis, para chegar entre os oito melhores.
Além de poder decidir em casa, outro fator que anima o Alviverde é o desempenho da equipe nas quartas de final da competição. No total, o Palmeiras disputou esta fase 12 vezes, avançando em nove, chegando à semifinal em 75% das ocasiões e sendo eliminado apenas em três oportunidades.
Verdão avançou em nove de 12 confrontos nas quartas
No único confronto contra uma equipe argentina nas quartas de final, o Verdão avançou com sobras. Na Copa Libertadores de 1961, justamente a primeira do clube, o Palmeiras eliminou o Independiente com duas vitórias. Em Avellaneda, triunfo por 2 a 0 (gols de Gildo e Zequinha), enquanto em São Paulo venceu por 1 a 0 (gol de Geraldo Silva).
Além do Independiente, o Verdão eliminou o rival Corinthians (1999); o Atlas, do México (2000); Cruzeiro (2001); Colo-Colo, do Chile (2018); Libertad, do Paraguai (2020); São Paulo (2021); Atlético Mineiro (2022); e Deportivo Pereira, da Colômbia (2023).
Palmeiras suou, mas eliminou o Atlético-MG nas quartas da Libertadores de 2022 Foto: Marcello Zambrana/AGIFAs únicas vezes em que o Verdão foi derrotado nas quartas de final foram nas edições de 1995, ao perder para o Grêmio por 6 a 5 no agregado; em 2009, ao ser eliminado pelo Nacional (Uruguai) pelo critério do gol marcado fora de casa; e em 2019, novamente para o Grêmio, também pelo gol qualificado como visitante.
Palmeiras já eliminou o River duas vezes na Libertadores
Esta será a terceira vez que Palmeiras e River Plate se enfrentam em mata-matas da Copa Libertadores. A primeira foi na semifinal de 1999, quando, após perder por 1 a 0 na Argentina, o Verdão deu o troco em São Paulo ao vencer por 3 a 0, com gols de Alex (duas vezes) e Roque Júnior.
O encontro mais recente foi na Libertadores de 2020, novamente na semifinal. No primeiro jogo, na Argentina, o Alviverde venceu por 3 a 0, com gols de Rony, Luiz Adriano e Matías Viña. Na volta, o River venceu por 2 a 0 no Allianz Parque, mas os brasileiros voltaram a eliminar o adversário.