Palmeiras tem retrospecto histórico melhor contra o River Plate do que contra o Boca Juniors
Ambos são considerados gigantes da Libertadores, mas a equipe alviverde costuma se sair melhor diante do River Vitória gigante do Palmeiras O Palmeiras ve...

Ambos são considerados gigantes da Libertadores, mas a equipe alviverde costuma se sair melhor diante do River
Vitória gigante do Palmeiras
O Palmeiras vem de uma grande vitória contra o River Plate em pleno Monumental de Núñez. O Verdão venceu por 2 a 1, com gols de Vitor Roque e Gustavo Gómez, enquanto o zagueiro Martínez Quarta descontou para os argentinos nos minutos finais. O resultado colocou o time de Abel Ferreira em uma lista seleta de clubes brasileiros que já triunfaram diante do River em sua casa.
Um dado curioso chama a atenção: o Palmeiras tem um retrospecto melhor contra o River Plate do que contra o seu maior rival, o Boca Juniors. Ambos são considerados gigantes da Libertadores, mas a equipe alviverde costuma se sair melhor diante do River, enquanto sofre mais nos duelos contra o Boca.
Veja os números dos confrontos:
Nos confrontos gerais diante do River Plate, foram nove jogos, com quatro vitórias do Palmeiras, três empates e duas vitórias dos argentinos. Já contra o Boca Juniors, o histórico é mais equilibrado: 14 jogos, com três vitórias palmeirenses, nove empates e duas vitórias do Boca. Isso dá ao Verdão um aproveitamento de 55,6% contra o River, contra 42,9% diante do Boca.
A diferença de desempenho entre os dois rivais argentinos é de 12,7%. Ainda que o número de partidas contra o Boca seja maior, os números mostram que o Palmeiras encontra mais dificuldades para superar os xeneizes, principalmente em mata-mata de Libertadores.
O Palmeiras foi eliminado pelo Boca Jrs na Libertadores de 2023. (Photo by Marcelo Endelli/Getty Images)Confira os jogos mais marcantes:
Entre os jogos mais marcantes contra o River Plate, dois ficaram na memória do torcedor palmeirense. Em 1999, o Verdão venceu por 3 a 0 e garantiu vaga na final, que terminaria com o título da Libertadores daquele ano. Já em 2021, outro 3 a 0 abriu caminho para o título da edição de 2020.
Contra o Boca Juniors, a maior vitória foi em 1994, quando o Palmeiras goleou por 6 a 1 pela Libertadores. Porém, o histórico é doloroso em decisões: foram quatro eliminações sofridas para os argentinos, incluindo três semifinais e, a mais marcante, a final de 2000, perdida nos pênaltis após empate no tempo normal.
Assim, enquanto o River Plate representa um adversário difícil, mas que o Palmeiras conseguiu superar em momentos decisivos, o Boca Juniors ainda é uma pedra no sapato alviverde. A rivalidade com os argentinos segue viva, e cada confronto pela Libertadores é mais um capítulo da história intensa entre o Verdão e os dois maiores clubes da Argentina.