São Paulo aposta em retrospecto positivo nas quartas da Libertadores para buscar vaga na semifinal
Tricolor mantém histórico de força nesta fase e busca repetir sucesso rumo à semifinal continental São Paulo enfrentará a LDU na altitude de Quito Com...

Tricolor mantém histórico de força nesta fase e busca repetir sucesso rumo à semifinal continental
São Paulo enfrentará a LDU na altitude de Quito
Com o objetivo de se tornar o primeiro brasileiro tetracampeão continental, o São Paulo enfrentará a LDU Quito, do Equador, nesta quinta-feira (18), às 19h, no Estádio Casa Blanca, em Quito, pelo primeiro jogo das quartas de final da Copa Libertadores.
Líder do Grupo D, com 14 pontos, o Tricolor ficou à frente de Libertad (Paraguai), Alianza Lima (Peru) e Talleres (Argentina). Nas oitavas de final, os paulistas eliminaram o Atlético Nacional (Colômbia) nos pênaltis. Já a LDU, líder do Grupo C (à frente do Flamengo), eliminou o Botafogo, atual campeão, para chegar entre os oito melhores da competição.
Além de poder decidir em casa, outro fator que anima o Tricolor é o desempenho da equipe nas quartas de final da competição. Ao todo, o São Paulo disputou esta fase 12 vezes, avançando em oito, chegando à semifinal em 66,6% das ocasiões e sendo eliminado apenas em quatro oportunidades.
Tricolor eliminou Criciúma em 1992 e Flamengo em 1993
As primeiras vezes em que o Tricolor disputou as quartas de final foram no início da década de 1990, quando fez história na competição. Nas Libertadores de 1992, 1993 e 1994, o Tricolor eliminou Criciúma, Flamengo e Unión Española (Chile), respectivamente. No total, chegou à final nesses três anos, conquistando o bicampeonato em 1992 e 1993.
No começo do século XXI, o São Paulo voltou a frequentar e avançar nas quartas de final da Libertadores. Em 2004, 2005 (ano em que foi campeão) e 2006 (quando ficou com o vice), o Tricolor Paulista eliminou Deportivo Táchira (Venezuela), Tigres (México) e Estudiantes (Argentina), respectivamente.
São Paulo foi eliminado pelo Botafogo na Libertadores de 2024 Foto: Marcello Zambrana/AGIFApós conquistar seis classificações em seis disputas, o São Paulo foi eliminado nas quartas de final nas duas oportunidades seguintes. Em 2008, caiu diante do Fluminense após derrota no Maracanã. Já em 2009, foi eliminado depois de duas derrotas para o Cruzeiro.
São Paulo foi eliminado pelo Botafogo em 2024
Em seguida, o Tricolor Paulista voltou a avançar à semifinal no início da década seguinte. Em 2010, o São Paulo deu o troco no Cruzeiro nas quartas, ao eliminar os mineiros com duas vitórias. Já em 2016, na última vez em que chegou à semifinal, o Soberano eliminou o Atlético Mineiro.
Por fim, as duas últimas lembranças do Tricolor nas quartas de final foram negativas. Na Libertadores de 2021, a equipe foi eliminada pelo rival Palmeiras. Já em 2024, não superou o Botafogo, após dois empates e a eliminação nos pênaltis em pleno MorumBIS.