São Paulo levou quatro gols a menos em oito jogos que na campanha do tricampeonato da Libertadores em 2005

Tricolor mostra solidez defensiva e apresenta números de campeão na atual edição da competição São Paulo enfrentará a LDU Quito, pela Libertadores E...

São Paulo levou quatro gols a menos em oito jogos que na campanha do tricampeonato da Libertadores em 2005
São Paulo levou quatro gols a menos em oito jogos que na campanha do tricampeonato da Libertadores em 2005 (Foto: Reprodução)

Tricolor mostra solidez defensiva e apresenta números de campeão na atual edição da competição

São Paulo enfrentará a LDU Quito, pela Libertadores

Em busca de se tornar o primeiro clube brasileiro a conquistar quatro títulos continentais, o São Paulo encara a LDU Quito, do Equador, nesta quinta-feira (18), às 19h, no Estádio Casa Blanca, em Quito, pelo duelo de ida das quartas de final da Copa Libertadores.

Na fase de grupos, o Tricolor terminou na liderança do Grupo D, somando 14 pontos e superando Libertad (Paraguai), Alianza Lima (Peru) e Talleres (Argentina). Nas oitavas, a equipe paulista avançou ao eliminar o Atlético Nacional (Colômbia) nos pênaltis. Já a LDU despachou o Botafogo, atual campeão, para garantir presença entre os oito melhores do torneio.

Além da boa campanha na Libertadores (segundo melhor time da fase de grupos e invicto na competição), a defesa do Tricolor também anima sua torcida, já que iguala e supera números de campanhas em que o time terminou campeão.

São Paulo sofreu cinco gols na campanha do título de 1992

Após oito partidas, o São Paulo sofreu apenas cinco gols (média de 0,63 por jogo), igualando a defesa campeã de 1992, que também levou cinco tentos nos primeiros oito jogos. Já na campanha de 2005, o Tricolor sofreu nove gols até as quartas de final, com média de 1,13 por jogo.

Em 1992, quando conquistou a Libertadores pela primeira vez, o Tricolor superou Criciúma e os bolivianos Bolívar e San José na fase de grupos, levando apenas três gols dos catarinenses, um do Bolívar e um do San José. Nas oitavas, eliminou o Nacional (Uruguai) por 3 a 0 no agregado.

Quando foi tricampeão, em 2005, o São Paulo avançou na liderança de sua chave, à frente da Universidad de Chile, Quilmes (Argentina) e The Strongest (Bolívia), sofrendo três gols dos chilenos, três dos argentinos e três dos bolivianos. Nas oitavas de final, derrotou o rival Palmeiras por 3 a 0 na soma dos placares.

No bi em 1993, Tricolor disputou seis jogos a menos

Por fim, na atual Libertadores, o Tricolor sofreu apenas quatro gols na fase de grupos, sendo dois do Alianza Lima, um do Libertad e um do Talleres. Nas oitavas, após empates em 0 a 0 e 1 a 1 com o Atlético Nacional, eliminou os colombianos nos pênaltis.

Em 1993, ano de seu segundo título, o Soberano entrou apenas nas oitavas de final por ser o atual campeão (benefício concedido aos detentores do título na época), portanto fez apenas dois jogos até chegar às quartas de final. A vítima foi o Newell’s Old Boys (Argentina), derrotado por 4 a 2 no placar agregado.