Solidez defensiva do Fluminense no Mundial pode ser mudança de chave para o restante da temporada; Veja os números

Mesmo sem chegar à final, o Tricolor demonstrou organização e intensidade, elementos que podem ser valiosos no restante da temporada. Defesa do Flu deixou b...

Solidez defensiva do Fluminense no Mundial pode ser mudança de chave para o restante da temporada; Veja os números
Solidez defensiva do Fluminense no Mundial pode ser mudança de chave para o restante da temporada; Veja os números (Foto: Reprodução)

Mesmo sem chegar à final, o Tricolor demonstrou organização e intensidade, elementos que podem ser valiosos no restante da temporada.

Defesa do Flu deixou boa impressão no Mundial

Apesar da eliminação na semifinal do Mundial de Clubes, o Fluminense deixou boa impressão na competição, especialmente pelo desempenho sólido do sistema defensivo. O time comandado por Renato Gaúcho mostrou evolução e ganhou confiança para a sequência da temporada.

Em seis jogos disputados no torneio, o Fluminense sofreu apenas cinco gols, média inferior a um por partida. Mais do que isso, a equipe não foi vazada em três confrontos, incluindo partidas contra os gigantes Borussia Dortmund e Inter de Milão

Esquema defensivo de Renato deu certo

A mudança no esquema tático, promovida por Renato Gaúcho, foi fundamental. A escalação com três zagueiros nos jogos decisivos do mata-mata do Mundial, com Thiago Silva, Ignacio e Freytes demonstrando segurança e entrosamento. A estratégia fortaleceu a marcação e limitou as chances dos adversários.

Outro ponto forte foi o desempenho dos volantes, que atuaram com equilíbrio entre defesa e ataque. Bernal se destacou pela proteção à zaga, enquanto Nonato, Martinelli e Hércules alternaram boas chegadas ao ataque. O trio, inclusive, balançou as redes na competição, contribuindo também no setor ofensivo.

EAST RUTHERFORD, NEW JERSEY – JULY 08: Thiago Silva #3 of Fluminense FC reacts during the FIFA Club World Cup 2025 semi-final match between Fluminense FC and Chelsea FC at MetLife Stadium on July 08, 2025 in East Rutherford, New Jersey. (Photo by Alex Grimm/Getty Images)

Esse ajuste tático deu ao Fluminense uma nova identidade de jogo, mais compacta e equilibrada. Mesmo sem chegar à final, o Tricolor demonstrou organização e intensidade, elementos que podem ser valiosos no restante da temporada.

Com a eliminação diante do Chelsea, o Fluminense já se prepara para retornar ao Brasil. A delegação desembarca nesta sexta-feira (11) e começa a se concentrar para voltar às competições nacionais e continentais.

Tricolor de olho no Brasileirão

O primeiro desafio pós-Mundial será contra o Cruzeiro, na próxima quinta-feira (17), às 19h30, no Maracanã, pelo Brasileirão Betano. O bom desempenho defensivo e a confiança adquirida no torneio serão os principais trunfos do Fluminense nesta nova fase da temporada.