Zé Rafael fala sobre assumir protagonismo no Santos e revela conselhos aos Meninos da Vila

Volante foi apresentado na Vila Belmiro, falou sobre dores crônicas, protagonismo e relação com Neymar Zé Rafael é apresentado no Santos, revela drama com...

Zé Rafael fala sobre assumir protagonismo no Santos e revela conselhos aos Meninos da Vila
Zé Rafael fala sobre assumir protagonismo no Santos e revela conselhos aos Meninos da Vila (Foto: Reprodução)

Volante foi apresentado na Vila Belmiro, falou sobre dores crônicas, protagonismo e relação com Neymar

Zé Rafael é apresentado no Santos, revela drama com dores e mira retomada no Brasileiro

O Santos apresentou oficialmente nesta sexta-feira (9), na Vila Belmiro, o volante Zé Rafael. Com a camisa 6, o jogador falou abertamente sobre o drama vivido anteriormente, quando pensou em abandonar a carreira por causa de um problema crônico na coluna.

Agora recuperado, o atleta garante que está pronto para estrear e ajudar o clube na luta por posições melhores no Campeonato Brasileiro. Ele se disse aliviado por voltar a jogar sem dores e afirmou que o sofrimento o afetou profundamente.

“Quando voltei neste ano, eu já tinha conversado com os médicos. Falei que, se eu tivesse que passar outro ano com as mesmas dores, não continuaria, iria parar de jogar este ano, porque era uma dor insuportável”, revelou Zé Rafael.

Experiência e liderança dentro e fora de campo

Zé Rafael também destacou que chega ao Santos para assumir responsabilidades e ajudar os mais jovens do elenco. Segundo ele, o papel dos veteranos é aliviar a pressão sobre os garotos da base.

“Eu acredito que posso ajudar não só a nossa equipe, mas também esses meninos mais novos, que precisam às vezes até mesmo de carinho para ter a evolução que se espera”, disse o volante.

O meio-campista citou nomes como JP, Bontempo, Hyan, Xavier e Luca como promessas que precisam de tempo e orientação para crescer. “Temos bons meninos… Nós, que somos mais velhos, servimos para tirar esse peso para que eles evoluam”, completou.

Zé Rafael durante treino no Santos. Foto: JOTA ERRE/AGIF

Neymar não influenciou a negociação, diz Zé Rafael

Muito se especulou sobre a participação de Neymar na chegada de Zé Rafael ao Santos. O volante, no entanto, esclareceu que o acerto com o clube já estava encaminhado antes mesmo do retorno do craque ao CT Rei Pelé.

“Posso dizer que já tinha aceitado o convite do Santos antes mesmo de saber que o Neymar estava vindo. Só fui apresentado e ficaram sabendo que eu viria depois que ele chegou”, explicou o jogador.

Apesar disso, Zé comemorou a presença de Neymar e torce pela recuperação do camisa 10. “Ele é uma referência e fará a diferença dentro de campo. Contamos com isso”, finalizou.